a seguir, no s sa s Fundadoras
fundadora
ANDRÉIA DOS SANTOS DE JESUS
É pedagoga, com especialização em educação inclusiva e atendimento educacional especializado, na UNICAMP. Começou sua carreira como professora, atuando nos anos iniciais e na EJA até 2009. Depois disso, passou a atuar como assessora técnico-pedagógica coordenando a implantação de programas de educação inclusiva em vários municípios paulistas. Coordenou a implantação de um projeto de educação integral no município de Franco da Rocha (SP). Nos últimos anos integrou a equipe de formadores do CENPEC. É psicopedagoga no Proato, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
fundadora
MARIANA ROSA
É mulher com deficiência, jornalista com especialização em Gestão da Comunicação Empresarial. Atua como gestora de Comunicação em empresas há 20 anos. É integrante do Coletivo Feminista Helen Keller, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, pesquisadora no campo da educação inclusiva e dos estudos da deficiência, educadora popular e consultora em educação inclusiva. É também mãe da Alice.
fundadora
ÉRIKA PISANESCHI
Fonoaudióloga com especialização em Desenvolvimento da Linguagem; mestre em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem (PUC-SP); atuou como terapeuta, pesquisadora e supervisora na PUC-SP (1997 a 2003); é também especialista em Políticas Públicas e Gestão Estratégica da Saúde (ENSP/Fiocruz/MS). Como servidora pública, foi técnica e coordenadora da Política Nacional de Atenção às Pessoas com Deficiência do Ministério da Saúde (2003 a 2011); diretora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (2011 a 2012). É consultora com atuação junto a movimentos sociais e terceiro setor desde 2013 e militante pelos direitos das pessoas com deficiência.
fundadora
VIVIANE FERNANDES FARIA
É mulher com deficiência, psicóloga, especialista em Educação Inclusiva e em Gestão de Processos Comunicacionais (USP). Desde 1987, atua no campo dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Educação, com experiência na gestões municipal, estadual e federal. Foi diretora de Educação do Campo, Educação Indígena e Educação para as relações étnico-raciais e quilombola na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (2011 a 2012), consultora da UNESCO e OEI (2013 e 2014) e Superintendente de Ensino da Secretaria de Educação do Piauí em 2015. Desde 2016, é Conselheira Estadual de Educação no Piauí e Secretária Executiva da Rede Estadual Primeira Infância-PI.
a seguir, no s so s COn selheiros
conselheira
ROSÂNGELA MACHADO
É professora, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Foi gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e professora do atendimento educacional especializado. Atuou também como coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.
É membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças da Faculdade de Educação da Unicamp.
conselheira
VITÓRIA BERNARDES
É psicóloga, conselheira nacional de saúde (CNS) pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME). No CNS compõe as comissões de Saúde da Mulher (CISMU) e Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (CIASPD). É também conselheira Estadual dos direitos das pessoas com deficiência pelo Conselho Regional de Psicologia (CRPRS).
Vitória é uma mulher com deficiência, mãe e militante de direitos humanos.
conselheira
ANA RITA DE PAULA
É Psicóloga, mestre em Psicologia Social e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).
Consultora de organizações não-governamentais e órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Recebeu, entre outros, o Prêmio Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, em 2001, e o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, outorgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2004.
Há 38 anos, atua no movimento pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
conselheira
ILANA KATZ
É Psicanalista, doutora em Educação na FE/USP, com pós-doutorado em Psicologia Clínica no IP/USP. Também atua como pesquisadora no IP/USP, LATESFIP/USP.
Assessora do projeto “Primeira Infância na Maré: acesso a direitos e práticas de cuidado” (Redes da Maré) e conselheira no ‘Projeto Aldeias’.
Psicanalista e supervisora no NETT e colunista do ‘Sumaúma, jornalismo no centro do mundo’.
conselheira
CAMILA ALVES
É Psicóloga Clínica especializada em Terapia Corporal Reichiana. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal Fluminense, onde atualmente cursa também o doutorado. Como pesquisadora, suas áreas de interesse são os estudos da deficiência, gênero e animais.
Atua como consultora em acessibilidade e é ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.
conselheira
MAÍRA LIGUORI
É Jornalista e Publicitária, mãe e diretora de impacto na consultoria Think Eva e na ONG Think Olga. Seu trabalho nas organizações Think Olga e na Think Eva foi premiado com Leão de Prata em Cannes (2021), bi-campeão do prêmio WEPs, da ONU Mulheres, e finalista do Prêmio Caboré (2021).
Em 2017, foi eleita uma das 100 mulheres mais inovadoras do mundo pela BBC de Londres e escolhida pelo Meio & Mensagem como uma das pessoas que estão mudando o jogo no mercado de comunicação.