frentes de atuação
O Instituto Cáue trabalha para a promoção, a defesa e ampliação dos direitos das pessoas com deficiência a partir de ações de formação, de pesquisa e de difusão de conhecimento numa perspectiva anticapacitista. Também tem como objetivo a articulação e promoção de redes comunitárias de apoio e incidência política, e o fortalecimento das estratégias de autorrepresentação das pessoas com deficiência.
Nossos projetos, programas e ações têm o objetivo de fortalecer as políticas públicas e ampliar a participação das pessoas com deficiência em espaços de consulta e decisão, de modo que seu conhecimento e sua experiência possam afetar e transformar a sociedade.
FORMAÇÃO
A Junta – Educação Inclusiva é uma comunidade formada por familiares de estudantes com deficiência que participam de um percurso formativo para compreensão das bases e princípios da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A comunidade também realiza mobilizações e campanhas de abrangências local, regional e nacional, bem como incidência política com o objetivo de demandar do Estado e das escolas o direito à escolarização.
PESQUISA
O núcleo de pesquisa do Instituto é formado destacadamente por pesquisadoras com deficiência cujas produções se relacionam com os estudos da deficiência, a ética do cuidado, os direitos reprodutivos e a educação inclusiva.
Pesquisadores associados também trazem contribuições desde o campo da saúde, problematizando a patologização da vida.